Sobre o evento
Перевести на русский
Translate to english
O IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov, será realizado nos dias 12 e 13 de junho de 2018, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, como parte das atividades científico-acadêmicas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI e da Linha de Pesquisas Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação.
O evento contará também com o apoio da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU), do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGPSI/IP/UFU), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU), e dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP/UFU) e da Faculdade de Educação do Campus Santa Mônica (UFU).
O IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov, tem como objetivo promover o debate, a reflexão, a troca de experiências e a divulgação de pesquisas científicas, realizadas por pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras ao ensino desenvolvimental e relacionadas a seus fundamentos na perspectiva do materialismo histórico-dialético e do enfoque histórico-cultural.
A metodologia do colóquio privilegia a divulgação e discussão dos resultados das pesquisas realizadas nessa área tanto por especialistas convidados, quanto por pesquisadores e profissionais que atuam nesse campo, na forma de palestras, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos orais e pôsteres; ampliando os canais de difusão e interlocução entre diferentes segmentos da comunidade científica, acadêmica e educacional dentro e fora do Brasil.
O Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental se realiza, com uma frequência bianual, desde maio de 2012. Suas três primeiras edições foram destinadas ao estudo da vida, pensamento e obra dos principais representantes russos: L. S. Vigotski, S. L. Rubinstein, A. M. Leontiev, A. V. Zaporozhets, A. R. Lúria, D. B. Elkonin, V. V. Davidov, N. F. Talízina, P. Ya. Galperin, S. Makarenko, P. I. Zinchenko, L. I. Bozhovich, L. A. Venguer, B. F. Lomov, V. S. Mukhina, A. A.Leontiev, V. P. Zinchenko, M. A. Danilov, M. N. Skatkin, M. Majmutov, P. V. Kopnin, G. K. Sereda, M. Bathtin, E. V. Iliénkov, F. T. Mikhailov, G. S. Kostiuk, L. F. Obukhova, V. V. Repkin, G. A. Zuckerman e A. Z. Zak
O resultado desses três primeiros eventos deram lugar a algumas obras importantes:
-LONGAREZI, A. M. (Org.); PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 3. ed. Uberlândia: Edufu, 2017. v. 1, 400p .
-LONGAREZI, A. M. (Org.); PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental. Antologia. Livro I. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2017, v. 1, 242p.
-LONGAREZI, A. M. (Org.); PUENTES, R. V. (Org.). Ensino desenvolvimental: fundamentos psicológicos e didáticos. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2017, v. 5, 412p .
-PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro II. 1. ed. Uberlândia: Edufu, 2016, v. 1, 408p .
A partir desta quarta edição e até a sexta, o Colóquio se destinará ao estudo dos principais sistemas didáticos concebidos no interior da Didática Desenvolvimental da Atividade: sistema Elkonin-Davidov, sistema Zankoviano e sistema Galperin-Talízina, nessa mesma ordem.
A Didática Desenvolvimental da Atividade é uma concepção de ensino que surgiu na ex-União Soviética, na segunda metade da década de 1950, com base nas teses de Vigotski sobre o papel do processo de obutchénie no desenvolvimento do psiquismo humano. A mesma tinha como objetivo estabelecer os fundamentos teóricos e metodológicos de uma educação escolar voltada para a formação das crianças, a partir da organização didática dos processos, ora privilegiando um método geral de assimilação cognitiva dos conceitos e das ações mentais (sistema Galperin-Talízina), ora os conteúdos enquanto objetos de aprendizagem para a formação do pensamento teórico (sistema Elkonin-Davidov), ora os métodos específicos de ensino dos conhecimentos particulares (sistema Zankoviano).
As teses fundamentais do sistema Elkonin-Davidov foram desenvolvidas por D. B. Elkonin e V. V. Davidov, em colaboração com um grupo numeroso de cientistas e professores das cidades de Moscou, Kharkov, Kiev, Dushanbé, Tula, Ufá, Volgogrado, Tomsk, Togliatti, Taganrog, Riga e Médnoe (região de Kalinin), entre outras, tendo como base pesquisas teórico-experimentais desenvolvidas ao longo de mais de cinquenta anos de trabalho ininterrupto.
O sistema Elkonin-Davidov fundou inúmeros grupos de trabalho e centros de pesquisas em diversas cidades das antigas repúblicas soviéticas como na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Letônia. Também criou um eficiente programa de ensino primário e médio (ensino fundamental completo) e estabeleceu instituições de formação continuada de professores que funcionam até hoje.
O foco fundamental desse sistema continua sendo o desenvolvimento de uma teoria da atividade de estudo, que tem como conteúdo principal a autotransformação do sujeito por intermédio da formação do pensamento teórico, a qual se constitui sobre a base do ensino dos conceitos científicos e das ações mentais. Para o sistema, a base do ensino que desenvolve está no conteúdo, do qual se derivam os métodos (ou procedimentos) para organizar esse ensino. O próprio Elkonin reconheceu que o ensino desempenha um papel principal no desenvolvimento mental, em primeiro lugar, por meio do conteúdo dos conhecimentos assimilados.
© 2018 GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente / PPGED / FACED / UFU.