Palestrantes
Andréa Maturano Longarezi
Pós-doutoranda em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´ (2001); mestre em Educação - Metodologia do Ensino- pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Trabalhou, durante 5 anos, no Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa, nesta mesma instituição. Editora-chefe da revista Obuchenie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, . Coordena o GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica, da USP/SP.
Roberto Valdés Puentes
Graduado em Educação pelo I.S.P de Sancti Spiritus (Cuba, 1991). Mestre em Ciências Pedagógicas pelo I.S.P de Santa Clara (Cuba, 1998). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Brasil, 2003). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada (Espanha, 2013). Atualmente é Professor Associado (D-IV) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU, Coordena o GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. É membro da Comissão Editorial de Ensino em Re-vista (UFU), Obuchenie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Revista Triângulo, Contexto e Saberes Educativos, RCT - Revista de Ciência e Tecnologia.
Fabiana Fiorezi de Marco
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Franca (1995), especialização em Matemática Aplicada (1996) e Educação Matemática (1998) pela Universidade de Franca, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e Pós-Doutorado em Educação, na área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Atualmente é docente Associado I na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, atuando como membro do corpo permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; é membro da Comissão Editorial da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica e coordenadora do GEPEMAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica.
Orlando Fernández Aquino
É Professor Superior de Espanhol e Literatura (1982); Doutor em Ciências Pedagógicas (Didática, 2002) pelo Instituto Superior Pedagógico ?Félix Varela? de Villa Clara, Cuba (homologado pela Universidade de São Paulo - USP - como Doutor em Educação). Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Durante mais de um quarto de século tem se dedicado à Educação Superior tanto em Cuba como no exterior, desempenhando diversas responsabilidades acadêmicas. Na atualidade é Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Lidera o GEPIDE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação, cadastrado no CNPq.
Natalya V. Repkina
Graduada em Psicologia. Doutora em Ciências Psicológicas (1987). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estatal de Kharkov (1972-1977). Desde 1990 é docente do Departamento de Psicologia da Universidade de Nacional de Shevchenko, na cidade de Lugansk, Ucrânia. Entre 1997 e 2004 ocupou a chefia do Departamento de Psicologia e Pedagogia do Instituto Siberiano de Ensino Desenvolvimental de Tomsk. É uma das principais representantes do sistema Elkonin-Davidov na Ucrânia. É autora de numerosos livros e artigos científicos sobre ensino desenvolvimental, especialmente, sobre Atividade de Estudo e Diagnóstico da Atividade de Estudo.
V. V. Rubtsov
Vitaly Vladimirovich Rubtsov (Rússia): Formado em Psicologia. Doutor em Ciências Psicológicas. Reitor da Universidade Estatal Psicológica e Pedagógica de Moscou (desde 1997). Diretor do Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação. Presidente da Federação de Psicólogos da Rússia. Membro do Comitê Executivo da International Society for Cultural & Activity Research (ISCAR) . Especialista em Psicologia Geral, Pedagógica e das Idades. Seus trabalhos investigativos enfatizam a gênese das ações cognitivas em crianças, com destaque para as formas de se organizar a atividade conjunta e do ensino em grupo no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento do estudante. É autor de mais de 200 títulos, muitos dos quais foram traduzidos para várias línguas. Seu e-mail para contato: rubtsovv@mgppu.ru
José Carlos Libâneo
Graduado Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola.
Guillermo Ária Beatón
Psicólogo. Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987). Mestre em Psicodrama e processos grupais (2009). p Professor Titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. Coordena um Programa de Mestrado em Psicodrama e Processos Grupais oferecido pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. Presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana. Possui experiência na área de Educação, tendo trabalhado nos últimos anos como professor visitante em universidade do México, Porto Rico, Brasil, em Programas de Mestrado e Doutorado, na área da Psicologia Educativa, Psicologia Clínica e Psicodrama. Tem trabalhado na sistematização crítica dos conhecimentos produzidos pelo enfoque histórico-cultural.
Raquel Marra Madeira Freitas
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997), Graduação e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (1985). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação ? Mestrado e Doutorado e no Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. Coordena a Equipe editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Integra o Conselho Consultivo da Revista Obutchénie.
Manoel Oriosvaldo de Moura
Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000). Área de atuação: Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática, formação de professores e Teoria da Atividade. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica - GEPAPe.
Josélia Euzebio da Rosa
Licenciada em Matemática. Mestre (2006) e Doutora (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná. Professora do mestrado em Educação da UNISUL: Universidade do Sul de Santa Catarina. Suas pesquisas são organicamente vinculadas a unidade de relacionamento catarinense do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica da USP). Atualmente desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia, com financiamento pelo CNPq, e Proposições de Davýdov e Colaboradores para o Ensino de Matemática. Suas principais temáticas de pesquisa são: conteúdos e métodos de ensino de matemática e formação de professores.
Ione Mendes Silva Ferreira
Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação Federal de Uberlândia FACED/UFU sob a orientação da Professora Doutora Andreá Maturano Loganrezi. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG, Especialista em Educação Infantil também pela UFG e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará/UECE. Professora do Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG. Atua como supervisora das atividades do estágio curricular obrigatório dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e Educação Física da UFG desenvolvidas no Departamento de Educação Infantil do CEPAE. Também desenvolve a função de orientadora das atividades de estágio na modalidade não obrigatório dos cursos de licenciatura em Letra, Letras Libras, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Educação Musical, Artes Cênicas e Artes Visuais desenvolvidas nesse mesmo Departamento.
Grasiela Maria de Sousa Coelho
É doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – DINTER UFU/UFPI, mestre pelo Programa de Pós-graduação emEducação da Universidade Federal do Piauí, graduada em Licenciatura Plena emPedagogia com Habilitação em Magistério pela Universidade Federal do Piauí.Atualmente é professora na área de Linguagem e Educação, da Universidade Federal doPiauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral – Floriano, PI. Tem experiência na área deEducação, com ênfase em Ensino/Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintestemas: formação docente, autonomia profissional e prática pedagógica.
Flavia Pimenta de Souza Carcanholo
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na UFU pela linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. É professora da Educação Básica desde 1994 e atualmente é professora Efetiva de Educação Infantil da Escola de Educação Básica - UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI.
Ademir Damázio
Licenciado em Matemática (UNIPLAC), Mestre (1990) e Doutor (2000) em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua nos cursos: Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNESC). Também é professor do Centro Universitário Barriga Verde, no curso de Pedagogia. É Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMACH- UNESC) que, juntamente com o grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDEMAT/UNISUL), constituem a Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) da FEUSP.
Bianca de C. Ferola
Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - MEC/SESu/DIFES (2011 - 2013) no qual realizou pesquisas e atividades de ensino e extensão, e também bolsista de iniciação científica do Observatório da Educação - CAPES (2013 - 2015). Atualmente, mestranda na Faculdade de Educação (FACED/UFU) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Desenvolvimento Profissional Docente - GEPEDI. Tem interesse na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências e Biologia, Teoria Histórico-cultural e Ensino Desenvolvimental.
Leandro M. de A. Souza
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Mestre (2016) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Substituto da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Desenvolvimento Profissional Docente-GEPEDI/UFU. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Ensino Desenvolvimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática Desenvolvimental, Teoria da Atividade, Desenvolvimento, Práxis e Teoria Histórico-Cultural.
Anemari R. L. V. Lopes
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Faz Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Rede Pública Estadual de Santa Catarina e da Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC. Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM; dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial.
Wellington L. Cedro
Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado, da UFG. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Coordenador do GT 07 (FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA) da SBEM BRASIL (gestão 2015-2018). Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Foi coordenador do PPGECM/UFG, mestrado e doutorado (Gestão 2015-2016) e vice-coordenador (gestões 2011-2012 e 2013-2014).
Ewellyne S. Lima Lopes
Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e obteve o título de mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atuou profissionalmente na área de recursos humanos e também como consultora para inovação e coordenadora do programa educacional PTM (Programa Talentos Matemáticos) no projeto SWUDI – Gestão da Inovação na Indústria de Software de Uberlândia. Seus temas de interesse são: educação, psicologia do desenvolvimento, psicologia histórico-cultural, tecnologia na educação e relações intergeracionais. Atualmente é doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia pesquisando a influência das periodizações do desenvolvimento humano sobre a organização dos processos didáticos de ensino-aprendizagem no contexto da didática desenvolvimental.
Marilene Ribeiro Resende
Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem".Coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da mesma universidade, coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação no período de 2008 a 2017.
Sandra Valéria Limonta Rosa
Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora associada da Universidade Federal de Goiás na Faculdade de Educação, no curso de Pedagogia (área de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo). Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho Docente e Educação Escolar (TRABEDUC). Temas de ensino e pesquisa: trabalho docente; didática; conhecimento escolar; ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Contato: sandralimonta@gmail.com
© 2018 GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente / PPGED / FACED / UFU.